Gerenciamento de risco

Gerenciamento de risco é um planejamento seguido por aqueles que fazem day trade. Basicamente, consiste em estabelecer um plano com adoção das melhores práticas a fim de minimizar as perdas que ocasionalmente ocorrem quando se faz esse tipo de operação. Um plano adequado não serve apenas para proteger durante um dia específico mas, te mantém vivo dentro do mercado financeiro no longo prazo, evita que a pessoa quebre a banca, permite uma melhor gestão do que está sendo feito, dos limites aceitáveis e dos objetivos pretendidos.

O risco sempre existe, só precisamos estar preparados e ele nos fará crescer!

Você já se perguntou “Qual é o seu gerenciamento de risco?” Aposto que muitos não o fazem, afinal, ninguém gosta de pensar nos riscos de alguma coisa acontecer, não é verdade? Mas vamos lá: Se ocorrer um acidente e algum bem material seu tiver sido avariado, você terá condições de se recuperar adequadamente? Se você trabalha em uma empresa e sofre demissão, digamos, em virtude de uma pandemia global, você está preparado para ficar um tempo sem renda certa? Tem alguma outra forma de ganho? Tem outra habilidade que saiba executar bem? Ou ainda, alguma ideia que queira colocar em prática?

“Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”

steve jobs

Pois é, por mais que não pensemos nos riscos de algo acontecer, eventualmente, eles acontecem e, estatisticamente, com uma certa frequência. Quem estiver mais preparado sairá em vantagem. Nesse link, tem um exemplo perfeito de como uma situação adversa necessita de uma reação diferenciada (Uma família que usou o auxílio emergencial para empreender e, adivinhem? Está dando certo). Quanto mais considerarmos a existência do risco em nossa vida, mais podemos aproveitá-la em sua plenitude. O risco não limita, ele é uma probabilidade, devemos usar ao nosso favor.

O gerenciamento de risco serve para criar uma proteção contra tudo e qualquer possibilidade de perda que eventualmente acontece. Além disso, nos protege contra nossos próprios erros, esses são os mais desastrosos. Quando cometemos erros atrás de erros, somos direcionados para caminhos dos quais é difícil retornar. Dessa maneira, é importante termos a nossa vida sob controle e isso inclui fazer um planejamento adequado considerando a existência de riscos.

Devemos sempre buscar nos proteger de atitudes e comportamentos que vão contra àquilo que desejamos para nós. Por exemplo, se desejamos ganhar (em qualquer aspecto da vida), precisamos minimizar as probabilidades e diminuir os impactos que eventos negativos podem nos causar. Isso inclui preparação, estudo e o desenvolvimento de habilidades que nos façam aumentar o nosso leque de recursos para agir em situações adversas, só assim poderemos analisar adequadamente as variáveis e tomar a melhor decisão.

Deixe um comentário