Recomeço

Recomeço é uma palavra formada pelo processo conhecido na língua portuguesa como justaposição. Nele, juntamos o prefixo de origem latina “re” com a palavra “começo”, derivação do verbo começar. O prefixo utilizado apresenta três significados que podem variar dependendo em qual palavra é utilizado: 1) repetição, 2) reforço e 3) retrocesso, praticamente a mesma coisa.

Por mais longo que o caminho seja, ele sempre poderá ser percorrido!

Não que seja necessário saber o que cada palavra quer dizer, mas quando a gente conhece o que está por trás, consegue perceber o que precisa melhorar. Por exemplo, uma pessoa perde o emprego – por algum motivo desconhecido – e se vê na necessidade de recomeçar. Não basta começar a fazer algo novo sem refletir sobre o motivo que a fez perder o emprego, ou ainda, se existe uma característica individual que dificulte esse processo, ou o que é preciso fazer para contornar a situação externa.

Recomeçar exige de nós uma reflexão sobre quais aspectos devemos melhorar e que atitudes devemos evitar!

Antes de recomeçar – independente de onde for ou por qualquer razão que seja – precisamos ser capazes de identificar as ações que nos levaram a repetir tudo novamente, o porquê de passar por um ponto que já passamos antes. Muitos não compreendem essa necessidade e, simplesmente, estagnam, não conseguem se recolocar ou, voltar para o jogo por muitas vezes não aceitarem que perder faz parte do processo para ganhar.

Nunca recomeçamos do zero, em cada tentativa existe uma acumulação de conhecimento, experiências, momentos, e decisões que tomamos. Toda essa “bagagem” pode ser utilizada para determinar novos aprendizados e pontos de reflexão baseado em tudo o que foi visto. Vale lembrar que recomeçar não é garantia nenhuma de sucesso, mas certamente àqueles que obtiveram o sucesso são aqueles que se propuseram a recomeçar.

Todo recomeço é uma segunda chance que nos é dada para que possamos melhorar em algum aspecto de nossa vida. Ninguém nasceu para ser menos do que pode oferecer ao mundo, e uma prova disso é que todo dia nós temos uma chance para recomeçar. Cabe a cada um identificar o que é preciso fazer e, aqui, não importa em que momento parou, recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo!

Publicado por

Rodrigo Azevedo da Costa

Convide-me para um café!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s